(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Colheita de soja no Paraná atinge 70% da área plantada
0 Comentário

Colheita de soja no Paraná atinge 70% da área plantada

Em todas as regiões de cultivo de soja no Paraná, a colheita está a todo vapor. No início desta semana, cerca de 70% da área plantada já havia sido colhida. Comparado à semana passada, é registado o avanço de 14 pontos percentuais. Os resultados são positivos, com 94% da safra apresentando condição “boa” e 6% condição “média”, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral).

O órgão estima que o Paraná, segundo maior produtor de soja do Brasil, obtenha uma safra recorde de 20,36 milhões de toneladas em 2019/20. Mato Grosso (maior produtor do grão no Brasil) segue como o estado mais adiantado nos trabalhos de colheita no país, com 80% da área 9,7 milhões de hectares já colhido. No ano passado, o ritmo era de 83% e na média histórica é de 63%. Goiás é o estado que apresenta defasagem de ritmo se comparado ao ano anterior e a média.

A expectativa atual é que o Brasil consiga colher a maior safra de soja de sua história, somando 123 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De quebra, se confirmar essa previsão, o país se tornará o maior produtor de soja do mundo, ultrapassando os Estados Unidos.

Quanto ao milho verão, 57% da safra paranaense foi colhida, em comparação com 45% na semana anterior. De acordo com o departamento, 94% das plantações estão em boa situação e 6% em condição média. Do milho no campo, 79% das lavouras se encontram em maturação, 21% em frutificação.

Com informações da agência de notícias Reuters e Canal Rural.

nilson
nilson