(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Agricultura de precisão: 6 equipamentos necessários na pulverização
0 Comentário

Agricultura de precisão: 6 equipamentos necessários na pulverização

No combate e redução de custos no manejo de plantas daninhas, toda ajuda é bem-vinda. O registro de plantas indesejadas na lavoura existe desde o começo da agricultura. Com a chegada dos primeiros herbicidas, a forma de combate ficou estagnada, até o surgimento de invasoras geneticamente modificadas e mais resistentes aos defensivos utilizados. O trabalho do produtor tornou-se ainda mais difícil. Alinhado a técnicas, a tecnologia chegou para auxiliar nesse trabalho.

O emprego da agricultura de precisão aumentou consideravelmente nos últimos anos. As técnicas somam para uma melhora na eficiência da pulverização, que entra em uma nova era, acompanhando os avanços tecnológicos, buscando mais qualidade de aplicação, com monitoramento da velocidade, vazão e a pressão.

Os objetivos são:
Otimizar o uso de insumos;
Aumentar a produtividade;
Melhorar a qualidade do produto;
Melhorar a qualidade das operações;
Aumentar a lucratividade;
Minimizar os impactos ambientais.

1 - Sistema de Navegação Global por Satélite - GNSS
A sigla GNSS vem do inglês Global Navigation Satellite System, que significa Sistema de Navegação Global por Satélite, termo que engloba todos os sistemas de navegação por satélite. Os GNSSs são constituídos, portanto, por constelações de satélites em órbita no planeta e permitem o posicionamento ou navegação no terreno por meio da recepção de ondas de rádio dos satélites. O GNSS mais conhecido é o GPS, sistema pioneiro desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que, a partir do ano 2000, melhorou sua precisão, gerando avanços significativos no setor. Além deste, existem o sistema GLONASS, uma iniciativa do governo russo e, ainda em desenvolvimento, o sistema Galileo (União Europeia) e o COMPASS (China). 8 Alguns receptores GNSS são capazes de receber o sinal de vários sistemas, como o sistema GPS e o GLONASS simultaneamente, o que proporciona menor perda de sinal e rapidez na inicialização do equipamento

2 - Barra de luzes
A barra de luzes é um sistema de orientação que auxilia o operador no direcionamento dos pulverizadores facilitando manter o paralelismo entre as passadas, com o objetivo de diminuir falhas e sobreposições. É um dispositivo constituído de um painel com luzes posicionadas em fileira, formando uma barra horizontal onde uma luz central permanece acesa quando o operador se mantém no percurso pré-determinado. A barra de luzes tem suas vantagens por utilizar o georreferenciamento para as orientações de direcionamento, porém ainda depende da habilidade do operador. Esse fator torna o sistema de barra de luzes menos preciso, porém de menor custo de aquisição.

A barra de luzes pode ser de dois tipos:
Barra de luzes somente com LEDs (diodo emissor de luzes);
Barra de luzes com LEDs e tela de visualização da operação.

3 - Piloto automático
O piloto automático é um sistema de orientação que direciona automaticamente as máquinas agrícolas com precisão no paralelismo entre as passadas, diminuindo as sobreposições ou falhas nas operações. É uma evolução da barra de luzes, que é o primeiro sistema de orientação por georreferenciamento a auxiliar no direcionamento. Após definidas a largura de trabalho e as linhas de orientação, o piloto automático conduzirá o veículo no alinhamento dos traçados pré-programados, permitindo precisão no paralelismo das operações. Além disso, armazena e fornece informações referentes à operação, como: trabalho sendo realizado, mapa de aplicação, velocidade, áreas trabalhadas, tempo gasto, ocorrência de falhas e sobreposições, entre outras.

Vantagens do piloto automático:
Reduz a compactação;
Opera em velocidades maiores;
Diminui os erros de paralelismo;
Não acumula erros de paralelismo entre passadas;
Aumenta a capacidade operacional;
Permite a operação com mais de um conjunto na mesma área;
Pode iniciar o trabalho em qualquer ponto da lavoura;
Permite o planejamento prévio das linhas de operação;
Permite a integração das operações automatizadas sob a mesma base de percursos gravados.

4 - Controle bico a bico
Os bicos são peças muito pequenas, principalmente em relação ao tamanho do pulverizador, entretanto, são as peças mais importantes. Por isso devem ser manejados da melhor maneira possível.

O controle bico a bico é possível devido a instalação de uma válvula solenóide PWM em cada bico, o ciclo de trabalho permite controlar a vazão e a pressão de forma proporcional. Esse controle eficiente bico-a-bico, contribui para uma aplicação muito mais uniforme e precisa, possibilitando que seja adequada à cada lavoura, sempre com o menor desperdício e impacto ao meio ambiente. Garantindo assim a qualidade de aplicação em todo o processo.

Benefícios do controle bico a bico:
Tamanho da gota é uniforme;
Compensação em curva;
Maior faixa de velocidade;
Otimização de insumos;
Controle bico a bico;
Diagnóstico individual por bico;
Redução de deriva;
Melhor qualidade de aplicação;
Pressão constante;
Rápido retorno do investimento.
(Fonte: Agrishow Digital)

5 - Controle de seções
O controle automático de seções é um sistema que permite o ligamento e o desligamento automático das seções da barra do pulverizador, evitando falhas ou sobreposições excessivas. O uso dessa ferramenta permite a economia de insumos, a redução dos impactos ambientais e também a comodidade ao operador, que fica com mais tempo para observar outras funções do equipamento.

6 - Sistema KS
O Sistema KS se torna uma ferramenta indispensável para a realização da agricultura com precisão. O kit proporciona uma aplicação uniforme, com mais precisão no alvo a ser atingido, além na redução da deriva de defensivo.

De norte a sul do Brasil, mais de 11 mil produtores apostaram na tecnologia e aceleram seu processo de pulverização. O aparelho hidráulico é instalado na parte traseira do pulverizador. A tecnologia deixa as barras automatizadas. Após a regulagem, o peso fica praticamente nulo, evitando o efeito “chicote”, que é um dos grandes responsáveis pela quebra e entorta de barras e bicos. Com isso, aumenta-se a velocidade de aplicação, mesmo em terrenos com topografia irregular.

A tecnologia da KS é compatível com as principais marcas e modelos de pulverizadores do mercado, sem alterar as características originais da máquina.  O Sistema KS colabora para um aumento vida útil do sistema hidráulico do pulverizador.

Clique aqui para saber mais sobre o Sistema KS.

Com informações de Senar

KS
KS