(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Bicos de pulverização: veja fatores que causam desgastes e prejuízos
0 Comentário

Bicos de pulverização: veja fatores que causam desgastes e prejuízos

Fundamentais para o trabalho durante as aplicações, os bicos dos pulverizadores devem estar sempre em bom estado para proporcionar bons resultados e evitar desperdícios. O produtor deve ficar atentos a alguns sinais e sempre fazer a checagem necessária, a fim de saber se deverá fazer a troca de bicos ou não.

O critério para a troca deve ser o desgaste, e não utilizar como referência as horas de trabalho para a substituição dos bicos, pois não é levado em conta os cuidados e não reflete a qualidade da aplicação. Com isso, deve se adotar como parâmetro a vazão nominal de cada bico, de acordo com a tabela do fabricante, quando for verificada uma vazão acima de 10% da vazão nominal do novo, o que pode acarretar em desperdícios e queda do desempenho, o bico deverá ser substituído.

 Fatores que causam desgastes

  • - Tipo de produto: quanto mais abrasivos, mais rápido será o desgaste do material. A maior abrasividade está nas formulações pó molhável e suspensão concentradas;
  • - Pressão de trabalho: quanto maior, maior o desgaste do material;
  • - Qualidade da água: deve ser limpa, isenta de partículas em suspensão;
  • - Dos cuidados no momento da limpeza: nunca utilizar objetos metálicos e pontiagudos para esta atividade, para a limpeza utilize sempre escova com cerdas de nylon, como exemplo, escova de dente.

 Recomenda-se que o produtor sempre utilize pontas fabricadas com material de alta resistência. De maneira geral e com uso normal, temos disponíveis as pontas fabricadas com os seguintes materiais:

  • - Cerâmica: material de alta resistência ao desgaste com o uso de produtos abrasivos e corrosivos. A sua vida útil com tratamentos normais está entre 400 e 600 horas de uso;
  • - Aço inoxidável endurecido: também possuem alta resistência ao desgaste, boa durabilidade e resistência aos produtos abrasivos e corrosivos, porém a sua vida útil é menor que a das pontas de cerâmica;
  • - Aço inoxidável: apresenta boa resistência ao desgaste;
  • - Polímero: resistência ao desgaste de média a boa, porém o orifício é facilmente danificado ao limpá-lo;
  • - Latão: baixa resistência ao desgaste, susceptível a corrosão.

Resumindo: para buscar prolongar a vida útil dos bicos de pulverização, utilize químicos de baixo poder abrasivo, sempre preze pela boa qualidade da água, além de respeitar a pressão de trabalho recomendada, sem esquecer da limpeza adequadamente.

Com informações da Embrapa.

KS
KS