(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Começa a colheita de soja no Paraná e deve maior que a anterior
0 Comentário

Começa a colheita de soja no Paraná e deve maior que a anterior

Apesar da estiagem ter sido forte nos meses de setembro e outubro 2019, após o plantio, a expectativa é de uma grande colheita nesta safra de soja no Paraná. A produção a ser obtida não deverá frustrar os produtores. No estado foram plantaram 5,48 milhões de hectares de soja nesta safra 2019/2020, e a produção estimada até o momento é animadora: 19,7 milhões de toneladas, 21% maior do que na última temporada.

A produtividade média para esta safra na região oeste do Paraná é estimada em 3.500 quilos por hectare. Atualmente, Paraná tem 125 mil produtores de soja. O estado é o segundo maior produtor do grão no país, só atrás de Mato Grosso. Começando ainda de forma tímida, a colheita começa a crescer no estado. A área colhida até agora é pequena perto do total plantado, e confirma também um atraso no ritmo dos trabalhos em comparação com a mesma época da temporada passada, quando o Paraná teve a colheita mais antecipada de sua história.

A produtividade observada até o momento em várias cidades está em torno de 50 sacas por hectare. Técnicos de cooperativas da região dizem que ainda é cedo para falar em número conclusivos, mas o rendimento final pode fechar acima do esperado inicialmente no total.

A expectativa atual é que o Brasil consiga colher a maior safra de soja de sua história, somando 123 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De quebra, se confirmar a previsão, o país se tornará o maior produtor de soja do mundo, ultrapassando os Estados Unidos.

Crédito da foto: Site Agro Olhar