(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Como calcular a dosagem para aplicação de defensivos agrícolas
0 Comentário

Como calcular a dosagem para aplicação de defensivos agrícolas

Com o avanço da tecnologia no campo, uma das etapas mais importantes no manejo é o planejamento das ações. Na área de pulverização, tudo deve ser levado na ponta do lápis, calculado e analisado. Nessa fase de trabalho, geralmente, podem ocorrer desperdícios, o que faz o produtor perder tempo e dinheiro. Para buscar amenizar ainda mais as perdas, hoje, abordaremos o cálculo que se deve fazer da dosagem de defensivos agrícolas.

Cálculo por hectare
Volume de calda gasto será obtido multiplicando-se a vazão do pulverizador (15,38 litros/min) pelo tempo que se gasta para a pulverização (9,52 min/ha). Volume consumido/ha = 15,38x9,52 = 146,46 litros/ha.

Cálculo da quantidade para o preparo da calda
Normalmente, as embalagens dos defensivos podem apresentar recomendação de dosagem em duas formas:

  • na forma de XX a YY gramas de produto/ha ou XX a YY mililitros/ha;
  • na forma de XX gramas de produto por 100 litros ou XX mililitros de produto por 100 litros, com recomendação de um volume de calda mínimo que deve ser utilizado para controle eficiente de pragas e doenças.

A recomendação apresentada na forma de XX gramas ou mililitros/100 litros é amplamente utilizada pelos agricultores devido à facilidade dos cálculos para preparo da calda. Entretanto, essa recomendação só deve ser utilizada quando se emprega grandes volumes de calda, ou seja, acima de 500 litros por hectare, obedecendo à recomendação do fabricante do defensivo.

Para o exemplo de consumo de 150 litros de calda/ha, o agricultor deverá utilizar uma recomendação que especifique a dosagem do agrotóxico em gramas ou mililitros por hectare.

Exemplo:
Supondo que o agricultor utilizará um inseticida para controle de uma determinada lagarta. No rótulo ou bula da embalagem, o agricultor encontra a recomendação de dosagem de 1,5 a 2,0 L/ha do produto comercial. Devido às características da cultura e do elevado risco de infestação da praga, o agricultor optou por aplicar a dosagem de 2,0 litros do produto comercial por hectare. Supondo que a capacidade do tanque do pulverizador é de 500 litros, volume esse, suficiente para tratar 3,33 hectares. (Fonte: Embrapa)

Aplicativos de celular
Novas ferramentas permitem ao usuário definir a dose de uso do herbicida na medida do quadro de infestação. A tecnologia atende a produtores de 15 culturas para as quais o herbicida da empresa está registrado, incluindo soja, milho, algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, feijão e pastagens.
Os aplicativos Calculadora de Crucial® e WeedApp® são gratuitos e estão disponíveis nas lojas virtuais, nas versões Android e IOS.

Como calcular a área tratada por minuto
Exemplo:
Largura da área tratada = 40 bicos x 0,6m de espaçamento entre bicos = 24 metros
Área tratada = velocidade x largura da área tratada
Área tratada = 200m/min x 24 metros = 4800 m/min
Em hectare = 4800/10000 = 0,48 ha/min
A fórmula da taxa de aplicação é:
Taxa de aplicação = vazão total/área tratada

Exemplo:
Taxa de aplicação = 32L/min/0,48ha/min = 67 L/ha
Quantidade de produto para o preparo da calda
Quantidade = (capacidade do tanque x dosagem do produto)/taxa de aplicação

Exemplo:
Se o tanque é de 2000 litros e dosagem do produto de 0,2 L/ha:
Quantidade = (2000×0,2)/67 = 5,97 L de produto para o preparo da calda de um tanque cheio do pulverizador.
Com informações do site Lavoura 10

Cuidados - antes da pulverização da cultura
* Verifique se o tanque do pulverizador está limpo;
* Coloque água limpa no tanque e faça funcionar o equipamento;
* Caso exista vazamento, conserte-o. Peças com defeito devem ser substituídas;
* Verifique se não há vazamento ou entupimento dos bicos e mangueiras;
* Observe se o jato formado está correto. Se necessário retirar o bico e limpar com uma escova ou pincel, destinado exclusivamente para essa finalidade. Nunca desentupir o bico de pulverização com a boca. Não usar arame, prego ou grampo para desentupir o bico.

Cuidados - após ao período de pulverização
* Esvaziar totalmente o tanque em local seguro – o ideal é repassar algum local da cultura com as sobras da calda do tanque. Para evitar esse desperdício, preparar apenas a quantidade de calda necessária para tratar a área;
* Lavar o exterior e interior da máquina com detergente;
* Aplicar uma solução de 80% de óleo lubrificante e 20% de óleo diesel nas partes metálicas do equipamento para evitar a corrosão. 

Clique aqui para ler a cartilha completa da Embrapa.

KS
KS