(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Como calcular altura mínima da barra de pulverização
0 Comentário

Como calcular altura mínima da barra de pulverização

Na hora da pulverização é importante manter sempre as barras do pulverizador em uma altura mínima – e constante - para que ocorra o cruzamento dos jatos por meio das pontas. Caso isso não aconteça, faixas podem ficar sem aplicação e, nessas áreas, o controle será ineficiente; isso deve ser evitado no trabalho de pulverização.

De acordo com o engenheiro agrônomo e pesquisador, Marco Vrech, para que isso não ocorra, existem cálculos que podem ser feitos para determinar qual a altura mínima que vai garantir uma sobreposição, um cruzamento desses jatos, com produtos fitossanitários, permitindo assim o controle em área total. “A altura da barra é estabelecida a partir do fim do alvo, e não em relação ao nível do solo. Se isso não for respeitado, a barra poderá tocar as pontas da cultura, interrompendo o cruzamento dos jatos”, destaca o agrônomo.

Como calcular
- O 1º passo é descobrir o espaçamento entre os bicos, sendo a partir do centro de um até o centro do próximo;
- O 2º passo é saber qual é a angulação do jato. Geralmente, o número está estampado no bico;
- Após descobrir o espaçamento entre os bicos e a angulação, realiza-se o procedimento de cálculo para determinar a altura mínima da barra de pulverização;
- Digite na calculadora o espaço em centímetro entre os bicos, dividido por tangente (tan) do ângulo, vezes 0.5. Isso vai resultar em uma altura mínima.

Por exemplo: se a distância entre os bicos for de 50 cm e a angulação for de 110°, o cálculo será da seguinte maneira:
50 ÷ tan(110x0.5)= 35.01 - ou seja: 35 cm em relação ao alvo.

Atenção
A altura da barra excessiva leva a perda por deriva e evaporação. Mantenha o cruzamento dos jatos.

Para manter as barras sempre na mesma altura e niveladas, os produtores contam com o Sistema KS, que já foi comprado e aprovado por mais de 11 mil agricultores e operadores de norte a sul do Brasil. A tecnologia trabalha por meio de válvulas hidráulicas sob pressão. O equipamento alivia o peso das barras, evitando o efeito chicote. A instalação é possível em máquinas de todas as marcas, sem alterar as características originais. Com o equipamento, as barras do pulverizador trabalham totalmente de forma automatizada.

Clique aqui para saber mais sobre o Sistema KS.

KS
KS