(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Dicas de manutenção do pulverizador nesta primavera
0 Comentário

Dicas de manutenção do pulverizador nesta primavera

O plantio de soja segue a todo o vapor em várias regiões do Brasil. Em breve, depois das plantadeiras, os pulverizadores entrarão em ação. Antes das operações de campo de primavera, certificar-se de que seu equipamento está pronto pode economizar tempo valioso e reduzir o estresse quando o tempo ficar apertado devido às condições climáticas. Garantir que seu pulverizador seja mecanicamente sólido, limpo e configurado corretamente ajudará a garantir a qualidade e aplicações oportunas de defensivos.

Seleção e configuração do bocal
Os bicos de pulverização são uma peça crítica de aplicações de pulverização. Reserve um tempo para analisar os herbicidas e outros produtos que você planeja aplicar em 2022/2023 e avalie se os bicos que você já possui funcionarão bem com esses produtos nas velocidades e pressão que você planeja usar. Alguns produtos químicos, como dicamba e produtos 2,4-D, têm requisitos rígidos de bicos, enquanto outros produtos, como o glifosato, permitem mais opções.

A velocidade também é uma consideração. Se você operar em uma ampla faixa de velocidades e pressões durante a estação, convém avaliar os benefícios de um sistema de pulverização PWM (modulado por largura de pulso) para fornecer uma faixa mais ampla de taxas de vazão do bico enquanto gerencia o tamanho das gotas de forma mais consistente.

Executar o pulverizador com água para avaliar o desempenho do bico antes do início da temporada é uma prática recomendada. Garantir que isso seja feito de maneira segura com equipamentos de proteção individual adequados; ele permite que você verifique o fluxo através de cada bico. Embora isso possa ser demorado, ajuda a identificar bicos desgastados, entupidos ou danificados.

Bicos com acúmulo de detritos podem causar desvios significativos no fluxo entre os bicos em uma configuração comum de lança de trilho. Os detritos farão com que o bico afetado sofra uma pressão diferente dos bicos não obstruídos em outra área da barra e criará variação de taxa ao longo da barra. Isso ilustra a importância de reconhecer a qualidade da água que você está pulverizando e tomar as medidas apropriadas para proteger seu sistema contra detritos. Isso pode incluir filtros adicionais nas linhas de carregamento da máquina e limpeza dos bicos com mais frequência.

Também é bom examinar o alinhamento do bico durante esse processo. Os suportes ou suportes de bicos podem dobrar ou se mover (especialmente se as barras atingirem frequentemente o solo ou outras obstruções – caso você não use o Sistema KS). O alinhamento adequado garante que o padrão de pulverização ideal seja mantido por sua máquina.

 FILTROS SUJOS: Os detritos geralmente se acumulam nos filtros dos bicos como resultado de água suja, solução de transporte suja ou acúmulo de produtos químicos. Se ficar entupido, o entupimento restringirá o fluxo da solução através do bico e afetará a taxa de aplicação deste bico.

 Verifique o sistema de encanamento
É sempre recomendado que o sistema de encanamento do pulverizador seja limpo regularmente para evitar acúmulo de produtos químicos e possível contaminação cruzada.

 Verifique 
- Os filtros são cruciais para garantir que as partículas não entrem no sistema de solução ou nos bicos. A limpeza regular de todos os filtros da máquina é sempre recomendada. Algumas máquinas têm vários filtros no chassi ou na lança;

- Inspecione o encanamento da máquina em busca de mangueiras que não estejam devidamente presas, que estejam frouxas ou tenham desgaste excessivo. Mangueiras caídas ou dobradas podem impedir o fluxo da solução e fazer com que os produtos químicos fiquem presos nessas áreas. Substitua as mangueiras gastas e amarre as mangueiras soltas;

- Remova e verifique se há acúmulo nas tampas dos tubos de solução e limpe, se necessário;

- Dependendo do tipo de medidor de vazão que seu sistema usa, remova o inserto e verifique se ele está limpo e pode se mover livremente;

- Recalibre o medidor de vazão de sua máquina. Seu revendedor local de equipamentos ou fornecedor de controle de taxa pode ajudá-lo nesse processo;

- Os bicos da cerca (na extremidade da barra de pulverização) são normalmente os primeiros a serem quebrados em uma máquina devido à sua colocação. Se a sua máquina estiver equipada com eles, verifique se os bicos e o encanamento estão em boas condições de funcionamento e se o sistema está funcional se você pretende usá-lo;

- Verifique ao redor das conexões quanto a qualquer resíduo químico ou evidência de vazamentos;

- Inspecione os sistemas de marcação de espuma, se equipados. Embora muitos operadores não os usem hoje, eles podem ser úteis se sua máquina apresentar problemas de GPS.
Com informações de ISU e Wallaces Farmer.

KS
KS