(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Erros que mais causam desperdícios de defensivos agrícolas
0 Comentário

Erros que mais causam desperdícios de defensivos agrícolas

Produzir mais gastando menos. Essa é a busca constante na agricultura mundial. Cada economia feita nas etapas da safra reflete no resultado final, proporcionado mais lucro ao produtor rural. Para que isso ocorra, vários cuidados devem ser tomados. Nessa publicação, vamos destacar os cuidados que os agricultores e operadores de máquinas devem ter antes da aplicação.

Vários estudos de institutos ligados ao agronegócio mostram que quase metade das aplicações de defensivos é desperdiçada devido a erros no manejo na propriedade. Alguns estudos chegam a mostrar perdas também de produtividade, sendo de 10% a 12%. Confira alguns erros cometidos por agricultores:   

Não ler a bula
Parece algo básico, mas muitos pulam essa etapa para otimizar o tempo. Mas lembre-se: sempre, antes de começar a manusear o defensivo, o produtor deve consultar a bula de aplicação do produto. A busca pela informação pode ser feita por meio de diferentes modos. Um indicado é a plataforma nacional de consulta, o Agrofit. Com isso, você vai ter acesso a informações sobre o agroquímico, com textos e fotos explicativos. Outra opção é a SEAB/PR, que contempla os agroquímicos mais utilizados no estado do Paraná.                                           

Falta de manutenção e regulagem do pulverizador
Esse é um dos pontos em que se registra a maior perda de defensivos. Ajustando corretamente o equipamento, só nesta etapa, o produtor pode reduzir os custos em até 30%. Devido a isso, observe se os bicos não estão entupidos e se são adequados para o tipo de aplicação, além de outros componentes, como indicam os fabricantes.
Para complementar, conte com o auxílio de adjuvantes, que são qualquer composto adicionado ao tanque de pulverização que auxilie a aplicação de defensivos agrícolas. São várias opções, com diversas funções na aplicação, oferecendo melhor destruição do produto na folha.
Outro ponto importante é manter sempre em dia a limpeza do equipamento. Alguns pulverizadores merecem mais atenção do que outros. Fique atento! (Conteúdo com informações do site Lavoura 10)

Não fazer levantamento de pragas e manejo
O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é assunto cada vez mais discutido por produtores agrícolas devido aos resultados benéficos de controle de pragas e, por vezes, economia de aplicação de defensivos. O MIP desempenha um papel fundamental no controle de pragas e doenças nas lavouras. Ele deve ser feito de forma preventiva e utilizando várias práticas que possibilitam a prevenção de pragas de maneira sustentável em cada cultura. Clique aqui para saber mais. 

Falta de estabilizador de barras
Nada melhor do que uma aplicação uniforme. Para isso, os produtores podem contar com o estabilizador de barras de pulverizador, equipamento que controla automaticamente a altura das barras, evitando a deriva durante a aplicação de defensivos, possíveis danos nas barras e bicos, além de aumenta a vida útil das barras. Clique aqui para saber mais sobre o equipamento.