(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Pulverização: Confira dicas de armazenamento de defensivos no inverno
0 Comentário

Pulverização: Confira dicas de armazenamento de defensivos no inverno

O que fazer com os herbicidas, inseticidas e fungicidas que sobraram da estação de cultivo? Na região sul do Brasil, onde ocorrem muitas geadas, se os defensivos congelarem, eles ainda serão bons para a próxima safra?

A primeira regra é verificar o rótulo do produto para recomendações de armazenamento e quaisquer avisos contra o congelamento, diz o coordenador de educação em segurança de pesticidas da Universidade de Nebraska-Lincoln (EUA). A maioria dos pesticidas líquidos pode ser armazenada com segurança entre 4 e 37°C.

Se um agroquímico líquido congelar, pode ser menos eficaz. Aplique um defensivo degradado no próximo ano e você perderá seu perder seu tempo. Eles contêm ingredientes ativos e inativos. O ingrediente ativo é o que mata a praga. Ingredientes inativos incluem solventes, transportadores ou emulsificantes que tornam o pesticida mais eficiente.

Devido à inclusão desses solventes de hidrocarbonetos ou ingredientes inertes, o ponto de congelamento de muitos pesticidas líquidos é inferior a 0 grau, de acordo com uma publicação de extensão da Universidade de Missouri, quando um pesticida líquido congela, os ingredientes ativos podem se separar dos solventes ou emulsificantes, fazendo com que os emulsificantes se tornem inativos, cristalizem e coagulem, quebrando o produto original.

Se congelados, alguns defensivos podem ser descongelados naturalmente à temperatura ambiente, mas nunca com chama ou calor. Certifique-se de que o recipiente não tenha rachado. Após descongelar, role e agite o recipiente para ressuspender o conteúdo.

Se os cristais ainda estiverem presentes após o descongelamento, o defensivo não deve ser usado, pois será ineficaz. Em vez disso, descarte-o adequadamente de acordo com as instruções do rótulo.

Geralmente, pós e grânulos molháveis ​​não são afetados por baixas temperaturas. A umidade, no entanto, pode causar aglomeração que pode reduzir a eficácia. Os produtos formulados em embalagens solúveis em água não devem ser congelados, pois ficarão quebradiços.

Ao armazenar defensivo, recomenda-se:

  • Não armazene perto de calor, faíscas ou chamas abertas;
  • Evite contaminar outros defensivos, água, ração ou fertilizantes;
  • Mantenha os recipientes bem fechados em local fresco, trancado e bem ventilado, longe de crianças e animais de estimação;
  • Armazene apenas nas embalagens originais;
  • Se as informações de armazenamento não puderem ser encontradas no rótulo, entre em contato com o fabricante do agroquímico.

Com informações de FarmProgress.

KS
KS