(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Pulverização: veja como calcular litros por hectare
0 Comentário

Pulverização: veja como calcular litros por hectare

Para otimizar os trabalhos e evitar desperdício de calda, a fase do planejamento faz toda a diferença no trabalho de pulverização. Entre os cálculos que o produtor ou o operador deve fazer antes de iniciar o trabalho no campo é mensurar a dosagem por hectare, além de calcular a área tratada por minuto.

Cálculo por hectare
Volume de calda gasto será obtido multiplicando-se a vazão do pulverizador (15,38 litros/min) pelo tempo que se gasta para a pulverização (9,52 min/ha). Volume consumido/ha = 15,38x9,52 = 146,46 litros/ha.

Cálculo da quantidade para o preparo da calda
Normalmente, as embalagens dos defensivos podem apresentar recomendação de dosagem em duas formas:

- na forma de XX a YY gramas de produto/ha ou XX a YY mililitros/ha;
- na forma de XX gramas de produto por 100 litros ou XX mililitros de produto por 100 litros, com recomendação de um volume de calda mínimo que deve ser utilizado para controle eficiente de pragas e doenças.

A recomendação apresentada na forma de XX gramas ou mililitros/100 litros é amplamente utilizada pelos agricultores devido à facilidade dos cálculos para preparo da calda. Entretanto, essa recomendação só deve ser utilizada quando se emprega grandes volumes de calda, ou seja, acima de 500 litros por hectare, obedecendo à recomendação do fabricante do defensivo.

Para o exemplo de consumo de 150 litros de calda/ha, o agricultor deverá utilizar uma recomendação que especifique a dosagem do agrotóxico em gramas ou mililitros por hectare.

Exemplo:
Supondo que o agricultor utilizará um inseticida para controle de uma determinada lagarta. No rótulo ou bula da embalagem, o agricultor encontra a recomendação de dosagem de 1,5 a 2,0 L/ha do produto comercial. Devido às características da cultura e do elevado risco de infestação da praga, o agricultor optou por aplicar a dosagem de 2,0 litros do produto comercial por hectare. Supondo que a capacidade do tanque do pulverizador é de 500 litros, volume esse, suficiente para tratar 3,33 hectares. (Fonte: Embrapa)

O uso correto de adjuvantes pode aumentar significativamente a eficácia dos produtos aplicados. Entre as vantagens dos adjuvantes estão a rápida absorção de produtos, menores perdas ocasionadas por chuvas após a aplicação, e a facilitação da cobertura das superfícies hidro-repelentes, como folhas ou frutos e corpos ou coberturas cerosas de pragas.

Como calcular a área tratada por minuto
Exemplo:
Largura da área tratada = 40 bicos x 0,6m de espaçamento entre bicos = 24 metros
Área tratada = velocidade x largura da área tratada
Área tratada = 200m/min x 24 metros = 4800 m/min
Em hectare = 4800/10000 = 0,48 ha/min
A fórmula da taxa de aplicação é:
Taxa de aplicação = vazão total/área tratada

Exemplo:
Taxa de aplicação = 32L/min/0,48ha/min = 67 L/ha

 Aplicativos de celular
Novas ferramentas permitem ao usuário definir a dose de uso do herbicida na medida do quadro de infestação. A tecnologia atende a produtores de 15 culturas para as quais o herbicida da empresa está registrado, incluindo soja, milho, algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, feijão e pastagens.
Os aplicativos Calculadora de Crucial® e WeedApp® são gratuitos e estão disponíveis nas lojas virtuais, nas versões Android e IOS.

KS
KS