(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Qual é a pressão ideal para pulverização com autopropelido?
0 Comentário

Qual é a pressão ideal para pulverização com autopropelido?

Uma dúvida muito comum entre os produtores e os operadores de máquinas é com relação à pressão ideal para pulverização utilizando autopropelido. O número varia muito de acordo com o modelo de pontas, pois cada um apresenta um intervalo diferente de pressão. Outro quesito que também diferencia é a condição do equipamento.

No geral, a pressão ideal utilizando em pulverizadores autopropelidos para o cultivo de soja, de acordo com especialistas na área, é de 380 a 420 KPA, mantendo um volume de 100 litros por hectare, numa velocidade constante de 14 km/h. Caso queira aumentar a velocidade, quanto maior seja, o operador deverá reajustar os bicos, as pontas, para poder trabalhar dentro dessa faixa de pressão. Já para pulverizadores que calculam em PSI, a pressão ficará entre 55 a 60 PSI.

A pressão de pulverização é a energia utilizada no sistema para quebrar a tensão superficial de calda em gotas, sendo medida pelo manômetro. A pressão dentro do sistema de pulverização pode ser usada para identificar a vazão e o tamanho da gota. Regular a pressão no sistema também é crucial para manter os demais parâmetros e seguir as recomendações dos profissionais que fizeram os cálculos.

A boa eficiência de aplicação, entre outros fatores, destaca um conjunto de características e ações que devem ser rigorosamente observadas, como o tipo de bico (ponta), vazão e pressão corretas, velocidade de trabalho, temperatura ambiente, umidade relativa e velocidade do vento, manutenção do pulverizador, preparo e condição da calda de aplicação, além de outros.

Em todos os casos, sempre consulte e siga as recomendações do fabricante do modelo de pontas que você utiliza em seu pulverizador.