(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Saiba como são identificadas as pontas de pulverização
0 Comentário

Saiba como são identificadas as pontas de pulverização

As pontas de pulverização são um dos elementos mais importantes de um pulverizador, pois a vazão do líquido e o tamanho das gotas dependem desse instrumento. Nesse trabalho, a ponta tem a função de criar e dispersar as gotas em certa posição, com o objetivo de atingir o alvo biológico.

A escolha de pontas serve para ajustar ao tipo de aplicação que será realizada. As pontas cônicas são recomendadas principalmente para pulverização de fungicidas e inseticidas de contato e sistêmico, por conta da sua característica ser gotas finas e muito finas, que garantem maior cobertura e penetração no alvo desejado.

Os critérios para seleção correta das pontas devem levar em consideração as condições ambientais no momento da aplicação, o tipo de produto utilizado, o alvo que se deseja atingir e o volume de calda pulverizado.

No que se refere aos tipos de pontas, o mercado oferece várias opções, dentre elas, podemos destacar as pontas de energia hidráulica, que são utilizadas na maioria dos pulverizadores:

Pontas de jato plano:
São pontas com tendência de formar tamanho de gota mais uniforme. Essas pontas são identificadas por uma série de números, por exemplo, 11002, isso quer dizer que 110 é o ângulo de abertura do leque e 02 identifica a vazão da ponta.

As pontas planas produzem jatos em um só plano no formato de leque, podendo ser oferecidas no modelo de jato plano duplo, possuindo dois orifícios idênticos de saída.

Esse modelo é produzido em uma grande variedade de tamanhos e ângulos de abertura do leque, sendo as mais comuns utilizadas, as pontas de jato plano de 80 e 110º. As pontas com leque de abertura maior, geralmente produzem gotas mais finas.

Veja a importância de pontas de pulverização e aprenda a escolher from Canal Rural on Vimeo.

Pontas de jato cônico
As pontas de jato cônico podem ser diferenciadas por “cone vazio” e “cone cheio”. Ao passar pelo orifício da ponta, o líquido forma um filme em formato de cone. A deposição das gotas no cone vazio se concentra somente na periferia do cone, enquanto que, as gotas no cone cheio completam todo o formato.

Por atingirem diferentes ângulos, as pontas de jato cônico são indicadas na pulverização de alvos irregulares, como plantas com dossel mais complexo, proporcionando maior cobertura do alvo.

Em geral apresentam formação de gotas mais finas, com alta capacidade de penetração e cobertura do alvo, porém há maior risco de deriva e evaporação das gotas.

Existe no mercado, uma gama de opções e modelos de pontas de pulverização, para saber mais sobre elas e conhecer os diversos modelos, você pode acessar o manual de tecnologia de aplicação, disponibilizado pela ANDEF (clique aqui). 

Todos esses fatores listados até momento, são cruciais para a realização de uma pulverização adequada, evitando a contaminação do ambiente pelo risco de deriva, e garantindo alimentos produzidos com maior qualidade e segurança.

A tecnologia de aplicação visa diminuir os riscos causados pela utilização de defensivos agrícolas, pois sabe-se que boa parte dos produtos aplicados são perdidos para o ambiente em forma de deriva.

Tipos de bico
Existem diversos tipos de bicos para pulverização, mas os principais são o leque ― cuja distribuição do líquido, conforme o nome sugere, se dá como um leque ― e o cônico, que tem padrão circular. (Com informações do Blog do Ifope Educacional)

KS
KS