Entre os cuidados na agricultura está a limpeza do tanque do pulverizador. Um procedimento de suma importância na aplicação, a prática pode evitar prejuízos na lavoura. A limpeza correta do equipamento de pulverização vai permitir que o produtor consiga fazer uma aplicação eficiente, evitando problemas como de entupimento de bicos, de filtros e peneiras.
A utilização de agentes limpantes (detergentes, ácidos, bases e ésteres) tem a função de retirar resíduos de agroquímicos do circuito hidráulico sem inativar o ingrediente ativo. Já os descontaminantes têm a função de inativar as moléculas do ingrediente ativo presente no circuito hidráulico do pulverizador, sendo também chamados de inativadores.
O tanque de pulverização se torna um vilão da agricultura quando os cuidados necessários não são adotados. Um dos problemas causados em lavouras onde não é feito uma descontaminação ideal é de fitotoxicidade, que é uma reação tóxica que um herbicida provoca nas plantas, prejudicando seu crescimento. Quanto mais a limpeza for feita, melhor será a prevenção à fitotoxicidade. É recomendável que o procedimento seja realizado sempre quando for trocado o princípio ativo ou quando for alterar a aplicação em culturas diferentes na mesma área.
Passo a passo
- 1) Abasteça o tanque do pulverizador com água até 70% da sua capacidade;
 - 2) Adicione à calda o produto indicado para limpeza;
 - 3) Movimente a máquina para frente e para trás a fim de que a solução atinja todas as laterais do tanque – uns 20 minutos;
 - 4) Limpe o misturador do pulverizador;
 - 5) Liga-se o agitador da máquina para movimentar a calda por todo o sistema de pulverização;
 - 6) Libera-se toda a calda com a solução limpante por toda a barra do pulverizador, simulando uma aplicação;
 - 7) Desmonte os componentes do sistema de pulverização, tais como bicos, filtros e peniras, colocando em um recipiente com água e a solução limpante - deixar agir por alguns minutos;
 - 8) Se necessário, repita o enxague várias vezes.
 
Não esqueça de utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI). Sempre após as aplicações, não deixe restos de calda no tanque de um dia para o outro.

                                
                			
		  
		  
	


						          