(44) 3528-4993 / 3528-0024        atendimento@kspulverizadores.com.br
Você faz a calibração do seu pulverizador?
0 Comentário

Você faz a calibração do seu pulverizador?

Um pulverizador só pode ser eficaz, eficiente e seguro se devidamente verificado e calibrado bem antes do pulverizador ser levado ao campo e, periodicamente, durante a temporada de pulverização. Alguns podem argumentar que a maioria dos pulverizadores está agora equipado com controladores de taxa sofisticados e sensores de velocidade do solo, e a calibração não é necessária. Infelizmente, nem todos os controladores eletrônicos podem detectar mudanças na taxa de vazão em cada bico na barra, e nenhum pode detectar mudanças no padrão de pulverização. Se o sensor de velocidade de deslocamento funcionar com base nas rotações das rodas da máquina, a velocidade de deslocamento determinada pode não ser exata, devido ao deslizamento que pode ocorrer em algumas condições do solo. A calibração manual é sempre boa para garantir que os controladores e sensores eletrônicos estejam funcionando corretamente.

O objetivo principal da calibração é determinar a taxa real de aplicação em galões por hectare e, em seguida, fazer ajustes se a diferença entre a taxa real e a taxa pretendida for maior ou menor que 5% da taxa pretendida. Embora os controladores de taxa possam regular a taxa de vazão dos bicos para manter a taxa de aplicação constante, é necessária uma calibração manual pelo menos uma vez por ano, para garantir que o controlador de taxa esteja funcionando corretamente.

Antes de iniciar a calibração, certifique-se de que o pulverizador tenha um bom conjunto de bicos. Os bicos se desgastam com o uso prolongado, causando aplicação excessiva e/ou aplicação não uniforme. Alguns bicos ou telas podem ficar entupidos causando subaplicação. Limpe todos os bicos e telas entupidos. Verifique a saída de todos os bicos por um determinado período de tempo em uma determinada pressão de pulverização. Compare a saída de cada bico com a saída esperada mostrada no catálogo do fabricante para o bico selecionado na mesma pressão de operação. Substitua quaisquer bicos que apresentem um erro de saída superior a 10% do recomendado para um novo bico pelo fabricante.

Calibração
Calibrar um pulverizador envolve fazer três medições específicas:
1) velocidade real do solo, 2) a distância entre os bicos e 3) vazão do bico por um determinado período de tempo.

Apenas três coisas são necessárias para fazer essas medições:
1) um cronômetro mostrando os segundos, 2) uma fita métrica e 3) um copo medidor.

Uma mistura contendo agroquímico pode ter uma densidade ou viscosidade um pouco mais alta, o que pode alterar ligeiramente as taxas de fluxo dos bicos. Normalmente, a diferença nas taxas de fluxo entre água sozinha e uma mistura contendo defensivo não é significativa, a menos que o fertilizante líquido seja o transportador. Por motivos de segurança, use água apenas no tanque ao calibrar os pulverizadores. Conversões para soluções de pulverização com densidades diferentes são fornecidas nos catálogos dos fabricantes se um transportador diferente da água for usado durante a calibração.

Mesmo ao usar apenas água ao calibrar o pulverizador, use sempre equipamentos de proteção individual, como luvas e óculos de proteção, ao pulverizar pesticidas.
(Com informações de Ohioline - Extensão da Universidade Estadual de Ohio)

KS
KS